terça, 19 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
06/08/2020 16h20

Estudo aponta reinfecção de paciente que já havia se recuperado da Covid-19

Paciente de 24 anos testou positivo para o novo coronavírus em maio e voltou a ficar doente 50 dias depois
Estudo aponta reinfecção de paciente que já havia se recuperado da Covid-19
Em estudo da USP (Universidade de São Paulo) divulgado nesta quarta-feira (5) e realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foi confirmada a rara chance de reinfecção pelo novo coronavírus.


De acordo com os pesquisadores, “a constatação traz implicações clínicas e epidemiológicas que precisam ser analisadas com cuidado pelas autoridades em saúde”.


A doença foi novamente identificada em uma técnica de enfermagem de 24 anos que testou positivo para o novo coronavírus por duas vezes em 50 dias. O grupo que integrou a análise deve dar mais detalhes sobre o caso nesta quinta (6).


Segundo a pesquisa, a jovem, que não teve a identidade revelada, contraiu o novo coronavírus após contato com um colega de trabalho infectado no dia 4 de maio. Dois dias depois, ela começou a sentir os sintomas da doença como febre, mal-estar, dores de cabeça e de garganta e congestão nasal.


Ela passou pelo exame RT-PCR, que faz a identificação do coronavírus por materiais coletados no nariz e na garganta, quatro dias depois do surgimento dos sintomas. O resultado do primeiro teste, em 8 de maio, deu negativo. Após persistirem os sintomas, ela repetiu o exame cinco dias depois e desta vez o resultado foi positivo.

PUBLICIDADE

Segunda infecção


Os sintomas de Covid-19 sumiram em dez dias e a técnica de enfermagem voltou ao trabalho. Porém 38 dias depois, em 27 de junho, ela manifestou os mesmos sintomas da doença como cansaço, tosse, diarreia, perda de paladar e do olfato.


A jovem passou por um novo exame RT-PCR, em 2 de julho, cinco dias após o reaparecimento dos sintomas e testou positivo. Dois familiares dela no mesmo período apresentaram sintomas clínicos e foram diagnosticados com o coronavírus.


A segunda onda de sintomas desapareceu em 12 dias e ela não precisou ser internada e nem respirar com ajuda de aparelhos. Até esta quarta (5), 33 dias depois do surgimento de suspeita de reinfecção, a jovem ainda reclama de dor de cabeça e sintomas de sinusite.


Foram feitos testes sorológicos por duas vezes na técnica de enfermagem e ela registra resultados positivos para anticorpos.


Repetição de sintomas


Através do documento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, pesquisadores confirmaram que há, além da possibilidade de reinfecção, a reincidência de sintomas clínicos.


“O presente caso apresenta forte evidência não somente de reinfecção por Sars-Cov-2, como de recidiva clínica da Covid-19, de forma semelhante a apenas um outro caso clínico relatado em Boston (EUA)”, afirmam os pesquisadores quando citaram um artigo publicado no American Journal of Emergency Medicine, em junho deste ano.


Com informações de: ND.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.