quinta, 25 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
19/09/2020 15h30

16 alimentos ricos em vitamina D: confira lista e benefícios

O sol é a grande fonte do nutriente, mas a alimentação pode ajudar.
16 alimentos ricos em vitamina D: confira lista e benefícios
A vitamina D é fundamental para o equilíbrio do organismo. Esse hormônio produzido pelo próprio corpo é sintetizado através dos raios solares e previne diversas doenças, como a hipertensão e o diabetes, por exemplo. No início da pandemia de Covid-19, a vitamina D surgiu quase como uma solução para o problema. Aos poucos, concluiu-se que ela não opera milagres, mas tem sim um papel no combate ao coronavírus: em um estudo recentemente divulgado (3/9), pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, afirmam que entre pessoas com deficiência de vitamina D, o percentual de infectados foi maior do que na comparação com aqueles sem a deficiência. Os autores ressaltam que o resultado deve ser lido com cautela, mas que ainda assim são promissores.


No estudo americano, os pacientes foram divididos em quatro categorias, levando em conta informações sobre níveis de vitamina D no corpo registrados há no máximo um ano antes do teste de Covid-19 e possíveis tratamentos que foram recebidos desde então. Do total de pacientes analisados, 71 (15%) testaram positivo para o novo coronavírus. Entre os participantes considerados deficientes para vitamina D, 19% (32 participantes) testaram positivo, enquanto no grupo sem deficiência, o percentual foi de 12% (39). Independentemente da Covid-19, a vitamina D é, de fato, essencial para o funcionamento ideal do corpo, regulando o metabolismo de cálcio e fósforo e atuando com benefícios para ossos, intestino e rins.


Tomar sol por 15 minutos diariamente é a forma mais eficaz de se conseguir manter bons níveis de vitamina D no organismo. Mas a alimentação sempre pode ajudar no processo - e, em casos avaliados por médicos, pode ser necessária a suplementação. Por isso, veremos abaixo uma lista com 16 alimentos fontes de vitamina D, especificando quantas unidades internacionais (UIs) cada um possui. Lembrando que dificilmente se conseguirá alcançar a quantidade suficiente apenas com alimentação. O sol, é importante repetir, é fundamental para que o próprio corpo sintetize a vitamina D.


  1. Gema de ovo – 1 unidade media possui 112 UIs - Esse alimento, muito utilizado nas dietas, é uma boa fonte de vitamina D. É na gema do ovo que se concentra maior quantidade de nutriente.
  2. Bife de fígado – 100 g possuem cerca de 50 UIs - O bife de fígado é também uma importante fonte de ferro.
  3. Atum – 185 g contêm 247 UIs, o que representa 1/3 da recomendação diária de vitamina D para um adulto saudável.
  4. Salmão assado – O filé de 120 g contém 194 UIs.
  5. Sardinha – 125 g em conserva em óleo possuem 476 UIs - A sardinha é uma fonte excepcional de vitamina D.
  6. Leite integral – 1 copo americano pequeno tem 78 UIs - É boa fonte de vitamina D para o organismo, além de cálcio, que ajuda a fortalecer os nossos músculos e ossos.
  7. Cogumelos shiitake – 1 colher de sopa cheia tem 10 UIs - Ótima opção para vegetarianos e veganos, os cogumelos por si só ficam expostos ao sol e nos beneficiam com vitamina D.
  8. Queijo cheddar e suíço – Porção de 100 g tem 24 UIs - Mas fique atento (a) ao teor de gordura nos queijos.
  9. Camarão assado – 100 g possuem 3 UIs.
  10. Iogurte Natural – 1 pote tem 4 UIs.
  11. Carne vermelha – 1 bife de 100 g contém 12 UIs.
  12. Queijo Minas Frescal – 1 fatia pequena 30 g tem 25 UIs.
  13. Bife de fígado – 100 g têm 50 UIs.
  14. Manteiga – 1 colher de sopa possui 61 UIs.
  15. Fígado de galinha – 1 porção de 100 g contém 80 UIs.
  16. Peixe tilápia cozido – 100 g têm 54 UIs.


PUBLICIDADE
O Sol  

A exposição aos raios solares é uma mina de vitamina D. O sol é a principal fonte a nos presentear com a formação desse hormônio, sendo responsável por 80% de toda vitamina D que recebemos. Há alimentos, como alguns peixes, que também nos abastecem; contudo, a quantidade dessa substância nos alimentos não é o suficiente para nosso corpo.


A vitamina D é capaz de nos prevenir de diversas doenças crônicas não transmissíveis. A síndrome metabólica, por exemplo, que tem como um dos componentes a diabetes tipo 2, é uma das comorbidades combatidas pelo hormônio. Além disso, com a vitamina D, diminuímos os riscos de câncer e hipertensão. Ela ainda fortifica os ossos, os dentes, e equilibra diversos órgãos do nosso corpo.


Mas será que o protetor solar bloqueia os raios na pele? A grande dica da nutricionista é permanecer por uns 15 minutos tomando banho de raios solares sem o protetor. A pele irá absorver e produzir o hormônio. Em seguida, aplique o protetor para proteger a pele dos raios ultravioletas causadores do câncer.


Colaboração Eu Atleta/G1 

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.