O último dia do inverno amanheceu com clima típico da estação. A temperatura mais baixa foi registrada em Santa Rosa do Sul: 2,9ºC. Em Tubarão, o dia começou com 8ºC. À tarde esquenta até 18ºC.
A partir da noite e madrugada desta terça-feira, 22, que marca a chegada da primavera, as temperaturas caem em todo estado. A umidade, na parte da tarde, deverá ser menor que 35% em áreas da porção oeste e Planalto Sul. Ventos de quadrante sul no centro-leste e de sul/sudeste passando a nordeste na porção oeste do estado, com fraca a localmente moderada intensidade (até 40 km/h).
Massa de ar frio deixa o dia com poucas nuvens na porção oeste. Umidade vinda do oceano favorece muitas nuvens e algumas aberturas no leste do estado. Amanhecer com geada na porção oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e Litoral Sul. As temperaturas devem ser baixas (-3°C a 4°C) no Planalto Sul, 4°C a 10°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto/Médio Vale, Litoral Sul e amenas (9°C a 14°C) nas demais áreas. À tarde as temperaturas sobem no Oeste (máxima de 26°C a 29°C). Por conta das nuvens, as temperaturas ficam amenas no restante do estado, com máximas até 24°C no Meio Oeste, de 16°C a 21°C nas demais áreas. Ventos de sudeste/leste passando a nordeste no centro-leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada (40 km/h) de intensidade.
PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (23/09)
Alta pressão deixa o dia com sol e poucas nuvens no estado. À noite há chance de chuvisco em áreas do litoral, Baixo Vale por conta da umidade vinda do oceano. Amanhecer com chance de geada em áreas do Meio Oeste, Planaltos. As temperaturas devem ser baixas no começo do dia, com mínimas de 2°C a 7°C no Planalto Sul, 6°C a 11°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e amenas (10°C a 16°C) nas demais áreas. À tarde as temperaturas sobem, com máximas de 26°C a 30°C na porção oeste, 23°C a 27°C no Litoral Sul, de 20°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 55 km/h) em áreas da faixa costeira do Litoral Sul.
Foto: Maciel Brognoli