
O professor e escritor Pedro Antônio Corrêa, membro da Academia Tubaronense de Letras, oferece a seu público leitor, o Náufrago do Tempo, com a maior obra literária da língua portuguesa – Os Lusíadas – de Luís Vaz de Camões – reescrita em prosa e comentado por ele.
Segundo o autor, Náufrago do Tempo é uma obra de envergadura para altos voos. “Embora seja a maior obra literária da língua portuguesa, o texto original de Os Lusíadas é de difícil compreensão aos leitores atuais, por ser metrificado em versos decassílabos. Além disso, traz nomes próprios da toponímia antiga, de personagens históricas e mitológicas, o que exige repetidas buscas em notas de rodapé e outras fontes. Por isso, foi cada vez mais ignorado e tornou-se praticamente desconhecido”, explica.
Por reconhecer a importância da obra, o professor Pedro transcreveu-a em prosa e intercalou ao texto, entre parênteses e em caracteres menores, comentários dos termos estranhos e deu-lhe o título Náufrago do Tempo.
Para que se possa fazer uma leitura comparada, cada página do livro é dividida verticalmente e apresenta à esquerda, o poema em sua forma original e à direita, o mesmo conteúdo em prosa, perfazendo um volume de 262 páginas.
