Pensando no bem-estar e na valorização pessoal, o Centro de Dermatologia do Complexo Médico Provida, em Tubarão, oferece agora uma tecnologia inovadora para o sul do país, direcionada a auxiliar na melhora da forma física, o Coolsculpting.
“Esse equipamento elimina em até 27% as células adiposas da área tratada, e de forma definitiva. É uma alternativa aos tratamentos cirúrgicos, especialmente quando o paciente não deseja realizar ou tem alguma contraindicação a cirurgia”, informa a dermatologista, Dra. Miriam Popoaski (CRM: 12.201 /RQE: 10.931).
Quanto a diferença entre emagrecer e fazer Coolsculpting, a médica explica que a após a dieta e a perda de peso, as células adiposas ficam menores, não são descartadas e o número de células permanece o mesmo. Com esse método inovador, as células de gordura são cristalizadas durante o tratamento, causam um processo de apoptose ou morte celular e são dissolvidas naturalmente pelo organismo.
O diferencial entre optar pelo Coolsculpting, em vez de fazer um tratamento com criolipólise simples, a dermatologista Dra. Cínthia Mendes (CRM: 16.870 / RQE: 13.924), destaca a eficácia do método.
“Com ele se consegue fazer um congelamento muito mais homogêneo, de forma mais uniforme e chegar a uma temperatura menor de resfriamento. É uma ferramenta seletiva, ao atingir somente as células de gordura, induzindo-as a morte, diferente das outras máquinas que realizam um congelamento mais irregular e que somente diminui o tamanho das células, que com o tempo, as mesmas podem voltar a aparecer”, esclarece.
Indicação
A dermatologista Dra. Maria Virgínia de Melo Guedes (CRM 10028 SC/ RQE: 4.615) informa que o equipamento é indicado tanto para mulheres quanto para homens que desejam eliminar gordura localizada sem passar por procedimentos cirúrgicos.
“O tratamento pode ser aplicado em qualquer área do corpo que apresente gordura localizada, como no abdome, flancos, gordura nas costas, abaixo do sutiã, na parte posterior das coxas – bananinha, na papada, joelhos, face interna das coxas e culotes. Geralmente são as gordurinhas indesejadas que não somem com dietas e nem com exercícios físicos”, destaca.
As restrições ao uso do método são para as pessoas que sofrem de crioglobulinemia, de doença de aglutininas a frio ou hemoglobinúria paroxística a frio, de hérnia umbilical, pessoas com obesidade, urticária ao frio e também gestantes.
Tratamento
A tecnologia do Coolsculpting foi desenvolvida na faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos. Pioneira nesta modalidade e é a única que elimina as células de gordura da região tratada através da morte celular, ou seja, mesmo que a pessoa engorde, o local não voltará a ficar do mesmo jeito.
“O procedimento é realizado de forma muito cômoda e a duração é variável, depende da extensão da área tratada. Sua segurança é inigualável. Durante todo o funcionamento do aparelho seu software processa e monitora as informações quanto a temperatura da pele do paciente, da ponteira e da máquina em si. Não causa dor ou desconforto. É o seu momento Coolsculpting, durante o qual é possível trabalhar, iniciar a leitura daquele livro que você queria, descansar e até dormir um pouco durante os ciclos”, informa a dermatologista, Dra. Mariane Fissmer (CRM: 12.134 /RQE: 7.419).
Conforme a médica, o objetivo principal do tratamento é a diminuição da gordura localizada, mas é possível melhorar também a flacidez da pele, em alguns casos.
Resultados
A dermatologista, Dra. Cristina Ribeiro dos Santos (CRM: 18883 /RQE: 17575) acrescenta que as mudanças após usar a tecnologia começam a aparecer após umas três semanas e os resultados efetivos, são visíveis em cerca de 6 a 12 semanas. No total, o corpo elimina e destrói as células de gordura por até 4 meses.
“Os principais benefícios dessa ferramenta americana é oferecer resultados, sem envolver agulhas, cortes e anestesias. Ser menos agressiva para o corpo e atuar especificamente na gordura localizada. Outros pontos fortes e positivos é poder, após o procedimento, voltar a rotina normal diária e contribuir com o aumento a autoestima”, completa.