•Evitar sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo, CNPJ ou endereço comercial;
•Preferir fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares. Pesquisar sua reputação em sites que avaliam lojas virtuais;
•Não realizar transações on-line em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, pois as máquinas podem não estar adequadamente protegidas;
•Em caso de contratação de entrega em domicílio, solicitar que o prazo seja registrado na nota fiscal ou recibo;
•Somente assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria;
•Caso constatada irregularidade, ela deve ser informada, justificando o não recebimento;
•Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, seja por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou internet, o consumidor tem o prazo de sete dias para o desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento;
•Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas;
•Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.