
Fontes próximas da operação da companhia no Paraguai compartilharam fotos do pós-incidente, mostrando detalhes do radome (o nariz da aeronave) totalmente destruído, as janelas do cockpit igualmente danificadas e até a RAT (turbina de emergência) estendida. Segundo os relatos, o avião chegou a perder os dois motores em voo, mas um deles voltou a funcionar, viabilizando o pouso.
A RAT faz parte do modo de configuração de emergência elétrica. Ao ser estendida para fora na parte inferior da fuselagem, é acionada por uma hélice exposta ao fluxo de ar, funcionando assim como um gerador eólico. Sua carga gera energia suficiente para que os sistemas básicos de navegação possam funcionar.
O caso do voo da Latam ainda será investigado pelas autoridades aeronáuticas.
A LATAM Airlines Paraguai informa que o voo LA1325, que operava a rota Santiago-Assunção em 26/10, precisou alternar pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu às 18h43 (hora local) devido às más condições meteorológicas em Assunção.
Com a melhora das condições em Assunção, a aeronave retomou a sua rota para a capital paraguaia, mas enfrentou condições climáticas severas durante o voo, o que exigiu um pouso de emergência em Assunção às 23h09 (hora local). Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai.
As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave.
Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a LATAM Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente.
Lamentamos a situação vivida por nossos passageiros. A LATAM Airlines Paraguai está em contato com todos os clientes deste voo para prestar o apoio necessário.
