Dizem por aí que se colocar no lugar do outro é fundamental para compreender a situação. E é justamente pensando nisso, e na segurança no trânsito, que empresas de ônibus operadoras do Sistema Transcol, no Espírito Santo, -estão realizando um treinamento de motoristas.
Assista:
Na ação, eles viram ciclistas por um dia. Vídeos da simulação já viralizaram nas redes no ano passado e o treinamento teve sua primeira turma em 2015.
As imagens mostram parte da simulação, em que os motoristas ficam em bicicletas ergométricas posicionadas na rua, numa pequena área de acostamento, enquanto os ônibus passam bem ao lado deles.
A ideia é que eles possam vivenciar os perrengues passados por ciclistas no meio de trânsito movimentado das cidades.
O curso de percepção de risco é feito em quatro horas, com turmas com no máximo seis motoristas. Depois, os integrantes passam a realizar a parte teórica, que consiste em mostrar as leis do Código de Trânsito Brasileiro voltadas principalmente sobre o perigo de andar tão próximo a uma bicicleta.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), embora não seja possível estimar quantos motoristas já passaram pela capacitação, os testes têm gerado bons resultados, com profissionais mais conscientes e empenhados no respeito à legislação de trânsito.
"Em todo o ano passado, por exemplo, somente um acidente foi registrado com ciclista, em duas das empresas que aderiram ao curso, a Viação Praia Sol e a Vereda Transporte. A meta é zerar este índice", pontuou o instrutor.
O teste é considerado obrigatório por algumas empresas para os colaboradores que estão mudando de função para motorista de ônibus.