Neste domingo (15), Santa Catarina enfrenta instabilidades climáticas que motivaram o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta laranja de perigo para vendavais no Sul do estado. Os ventos podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h, e o alerta, válido até a segunda-feira, inclui também parte do Rio Grande do Sul.
As cidades sob alerta são Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio. O Inmet alerta para riscos como queda de árvores, destelhamentos e danos estruturais.
Além disso, há dois alertas amarelos ativos para Santa Catarina. Um deles prevê chuvas intensas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h, abrangendo a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Serra e parte do Oeste, válido até as 23h59. O outro alerta envolve tempestades no litoral catarinense e parte da Serra, com previsão de granizo e ventos fortes até as 21h.
Mar agitado no Sul e alerta de ressaca
A tempestade subtropical Biguá impacta o Sul do Rio Grande do Sul neste domingo, enquanto a Defesa Civil catarinense alertou para ressacas e ondas de até 3,5 metros no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.
Recomendações para a população
A Defesa Civil orienta a população a evitar atividades náuticas e circulação em áreas costeiras durante o agravamento do clima. Também é recomendado buscar abrigo em locais seguros, longe de árvores, placas e estruturas que possam ser arremessadas pelos ventos. Além disso, é crucial redobrar os cuidados em áreas de encostas e evitar atravessar ruas alagadas.