A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que protocolará no Tribunal de Contas da União (TCU), em fevereiro, uma proposta detalhada com as obras prioritárias para o trecho Norte da BR-101 em Santa Catarina. A decisão foi informada após reunião realizada em Brasília, com a presença de lideranças como o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) e o senador Esperidião Amin (Progressistas), além de técnicos da agência.
Entre as obras previstas, estão a criação de terceiras faixas, vias marginais, viadutos e passarelas, visando melhorias no fluxo entre as cidades de Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha. O senador Amin destacou a importância de pontos de parada e descanso para motoristas em Garuva e Itajaí, além da necessidade de priorizar o Morro dos Cavalos, no sul do estado, com a possível construção de túneis.
A proposta faz parte de um esforço contínuo para solucionar gargalos históricos de mobilidade na rodovia. Em dezembro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, já havia confirmado que o projeto do túnel no Morro dos Cavalos está incluso no pacote de obras vinculadas à concessionária Arteris Litoral Sul. A bancada catarinense seguirá acompanhando o processo até a execução das intervenções.