
Em mais uma força-tarefa, a 15ª edição de 2025, conduzida pela equipe da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, do Setor de Atendimento à População em Situação de Rua (Setor POP), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e serviços de acolhimento, com o apoio das forças de segurança polícias Militar e Municipal, realizada na madrugada e manhã desta terça-feira (29), 18 pessoas em situação de rua foram abordadas.
Nas três horas de ação, uma pessoa que se encontrava em surto, com comportamento agressivo, foi levada e internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), para posterior encaminhamento e tratamento psiquiátrico; outra passou por consulta no CAPS AD; uma terceira pediu para ser internada em uma clínica de reabilitação em Santo Amaro da Imperatriz, onde possui laços afetivos, e a equipe fez a articulação para a sua condução ao local; e os demais passaram por atendimento no Setor POP para cadastramento.
A coordenadora do Setor POP, Daiane Barbosa, comenta que o homem se mostrou grato e emocionado com a possibilidade de reabilitação em local de sua confiança. “É gratificante quando nos pedem ajuda e podemos auxiliar para um tratamento adequado”, ressalta.
Daiane relata que o homem, que estava em total desequilíbrio, vive há anos perambulando pelas ruas sem aceitar ajuda da abordagem social. “Ele assusta as pessoas, ameaçando-as aos gritos. Demonstra ter sérios problemas mentais, inclusive, e diz ter dupla personalidade”, salienta.
Em toda a ação, a secretária Heloísa Cabral conversou com cada pessoa abordada. “Temos o compromisso com a sociedade, por isso acompanhamos cada caso de perto para podermos auxiliar no direcionamento adequado”, enfatiza.
As ações da força-tarefa seguem ocorrendo semanalmente, com o objetivo de garantir acolhimento e suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
