Enquanto Samira segue isolada do governo Claudir, o Progressistas enfrenta uma crise interna. No meio disso tudo, Clésio Salvaro vira nome forte nos bastidores para compor chapa com João Rodrigues ao Governo de SC em 2026. Confira tudo isso na coluna de Haroldo Silva, o Dura:
A FIGURA INVISÍVEL DA VICE
Depois da posse no dia 1º de janeiro, a primeira reunião partidária entre o MDB e o prefeito Claudir (PL) de Capivari de Baixo aconteceu na última segunda-feira (28). O prefeito Claudir, no início da semana, concordou em conversar com a vice-prefeita de forma oficial.
O assunto principal foi para tentar resolver o relacionamento não tão bom entre ambos, que já dura negativamente uns 6 meses, bem antes da posse. Pasmem! Nada ficou resolvido! O impasse continua e o diálogo não prosperou nem um milímetro.
O interessante é que, nas próximas eleições, quem for escolhido como vice de qualquer partido em Capivari tem que ficar com as barbas de molho. O histórico de vices não é nada positivo. Sempre depois da vitória ficam invisíveis.
DESTAQUE DA COLUNA
A organização dos eventos da Prefeitura de Tubarão em 2025 tem sido impecável. O trabalho do Coordenador de Relações Públicas, Alessandro Neves, em parceria com o Departamento de Comunicação, merece destaque. As ações do governo estão sendo valorizadas com cuidado e profissionalismo, e o acolhimento dado às autoridades, imprensa e ao público em geral tem feito a diferença. Um exemplo claro de que o bom atendimento também é uma forma de governar bem. Meu colega Alessandro Neves é o meu destaque na coluna.
CRISE ESTADUAL NO PROGRESSISTAO partido Progressista de Santa Catarina está vivendo uma crise sem precedentes. Histórias de briga ou de racha não vêm de hoje. Certa ocasião, o pivô de toda essa história aconteceu entre o ex-prefeito Ponticelli e o filho do senador Amin, o também deputado João Amin. De lá pra cá, o caldo entornou de vez a relação entre ambos e internamente. Agora a juventude se rebela contra a velha guarda que está no comando há muitos anos.
FORÇA JOVEM
Começa a crise com força jovem e pega prefeitos, vices, bem como vereadores e os três deputados que o partido tem. São 95% querendo mudanças de decisão no Progressista. Agora, com a federação com o UB, a confusão acaba ou a debandada será irreversível daqui um ano. Esse filme já assisti. PSDB no fundo do poço e os Progressistas estão no mesmo caminho. Será a extinção num futuro bem próximo?
PROGRESSISTA REGIONAL
Aqui também na base não é diferente. Depois da eleição de 2024, o partido que elegeu 3 vereadores está em crise. Será? Vamos relatar alguns fatos. O vereador Gelson Bento, uma das lideranças fortes dentro do partido, ensaia sair candidato a deputado estadual na eleição do ano que vem, mesmo sabendo que a reeleição do atual deputado Pepê Collaço é uma certeza. Mas Bento não esconde de ninguém sua pretensão e vai pra briga. Problemas à vista.
UNIÃO PROGRESSISTA
Foi confirmada na última terça-feira, em Brasília, a Federação “União Progressista”, que unirá o União Brasil e os Progressistas. O ato aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, onde houve o lançamento oficial. O comando da federação será dividido, uma parte entre o presidente do UB, e o presidente do Progressista outro período, nestes 4 anos que durar a federação. Aqui no Estado, algumas conversas serão feitas, porém, os Progressistas devem ficar com a coordenação estadual.
FUSÃO OU INCORPORAÇÃOBem diferente de uma federação, é dada como certa a fusão entre o Podemos e o PSDB. Tudo isso acontecendo em Brasília, o berço sereno da nossa democracia. Mas o martelo só vai ser batido no início de junho. Até lá, o deputado estadual Marcos Vieira, que preside os tucanos em Santa Catarina, será o presidente estadual da nova legenda. O comando nacional será dividido entre Renata Abreu e Marconi Perillo. Aqui no Estado, o partido passará a ter cinco deputados na Assembleia Legislativa e cerca de 300 vereadores. Mesmo assim, entendo que a fusão nasce fraca e em breve a debandada será geral de ambos os lados, mais ainda no PSDB. Se diz incorporação porque o PSDB se juntou ao Podemos, não ao contrário.
A FUSÃO NASCE COM CRISE
O que chama a atenção nessa fusão é que os deputados estaduais Ana Paula da Silva, a Paulinha, e Camilo Martins, ambos do Podemos, estão na base do governador Jorginho Mello (PL). Já o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), pré-candidato ao Governo do Estado, não é muito próximo do governo Jorginho (PL). O Deputado Marcos Vieira é considerado por algumas lideranças como difícil de dialogar. O primeiro problema na nova família já é visto como sério, pensando no futuro.
UNIÃO OESTE-SUL PARA 2026
Ainda falta mais de um ano para as eleições do próximo ano, mas os bastidores estão quentes e chegaram perto de ferver com a oficialização da Federação União Progressista, que uniu PP e União Brasil. O bloco passa a contar com uma bancada de seis deputados estaduais (três oriundos de cada partido) e há uma ideia em curso que pode abalar as estruturas da política local: o ex-prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, estaria de malas prontas para se tornar a liderança majoritária da federação, via Progressistas.
SALVARO, UM POSSÍVEL VICE
Um possível vice para João Rodrigues (PSD), prefeito de Chapecó que anda disposto a disputar o governo do Estado no próximo ano, seria o ex-prefeito Clésio Salvaro. A especulação ganhou contorno real com a declaração do senador Esperidião Amin, que avaliou que Salvaro “nunca deixou o PDS” – se referindo, claro, ao partido onde ambos iniciaram suas militâncias e no qual Amin permanece até hoje. Tem coisa vindo por aí.