Domingo, 11 de maio de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
09/05/2025 16h50

Semana da Asma: tudo bem em usar bombinhas

O alergologista do Provida, Dr. Gil Bardini, explica a importância do tratamento contínuo e da adesão às indicações médicas
Semana da Asma: tudo bem em usar bombinhas

Usar bombinha, no caso de pacientes com asma, no passado, era quase falar um termo pejorativo, tamanho era o preconceito e a falta de informações científicas sobre a doença.

 

Para conscientizar a população sobre a importância do reconhecimento, diagnóstico precoce e tratamento adequado para os asmáticos, o Dia Mundial da Asma, marcado anualmente como dia 6 de maio, se estendeu na atualidade e passou a ser a Semana Mundial da Asma. Período que nesse ano, foi escolhido pelo Global Initiative for Asthma (GINA), o tema: “Tornar os tratamentos inalatórios acessíveis para todos”. 

 

“Uma das mensagens dessa semana, é ressaltar a necessidade do uso contínuo e preventivo da medicação inalatória, como tratamento fundamental para o controle eficaz da asma, contribuindo para melhorar a saúde da população, para a redução de custos com hospitalizações e atendimentos emergenciais, assim também para promover melhor qualidade de vida aos pacientes. Outro ponto para chamar a atenção é sensibilizar as autoridades governamentais sobre a importância de oferecer acesso ao diagnóstico e ao tratamento da asma”, explica o alergologista, Dr. Gil Bardini.

PUBLICIDADE

O médico reforça ainda que a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que causa dificuldade de respirar, chiado, aperto no peito e tosse. Problema de saúde que afeta milhões de brasileiros, impactando diretamente na qualidade, na produtividade e em casos de maior gravidade, causando sobrecarga de atendimentos nos hospitais e unidades de saúde, assim também como pode evoluir para óbitos. Consequências que podem ser evitadas.

 

“O preconceito ainda hoje é um grande obstáculo para o controle da asma. Muitos pacientes, inclusive, familiares deles e até mesmo alguns profissionais de saúde, negam ou desconfiam da efetividade do tratamento. Desacreditam com suposições que ele vicia ou que enfraquece o pulmão, entre outros termos que levam a uma série de consequências”, reforça o alergologista.

 

Diagnóstico da Asma

O diagnóstico é baseado em avaliações clínicas, histórico e exames físicos. Exames complementares podem ser solicitados e testes alérgicos podem ser realizados para identificar se a causa é alérgica. Com os resultados prontos, o médico estabelecerá o tratamento adequado para manter a doença controlada, prevenir crises e garantir melhoras na qualidade de vida.

 

PUBLICIDADE

A função dos medicamentos inalatórios

 

A medicação inalatória é a principal orientação  das diretrizes médicas nacionais e internacionais, na escolha no tratamento da doença, entre outras opções terapêuticas. Ela age  diretamente nas vias respiratórias, com potencial para reduzir a inflamação e ainda, atuar no relaxamento dos músculos dos brônquios, causando alívio imediato dos sintomas e controle da doença a longo prazo. 

 

"É importante ressaltar que as medicações inalatórias são administradas diretamente na via respiratória, ou seja, no local da inflamação. Isso diminui a quantidade da medicação na corrente sanguínea, minimizando efeitos colaterais indesejáveis.  Os dispositivos inalatórios podem ser aerossóis dosimetrados (bombinhas), inaladores de pó e nebulizadores, que são mais práticos e essenciais para garantir a eficácia do tratamento contra a asma”, completa Dr. Gil.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.