Atualizada às 15h20
Foi publicada nesta segunda-feira (9) a exoneração, a pedido, de Adriana Mariano Rosa do cargo de secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capivari de Baixo. A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 430/2025, assinada pelo prefeito Claudir Antônio de Bitencourt (PL).
Segundo nota enviada pela Prefeitura ao HC Notícias, a exoneração ocorreu antes mesmo de Adriana assumir as funções. Ela foi motivada por uma exigência da Lei Orgânica Municipal, que determina que o ocupante da pasta resida no município.
"A professora Adriana Mariano foi exonerada a pedido antes mesmo de assumir as funções em Capivari de Baixo, ao tomar conhecimento que o cargo que iria ocupar, qual seja de secretária municipal de Educação, exige, por força de lei, além de residência no município, exclusividade nas funções, ou seja, ela não poderia continuar dando aulas no sistema estadual de ensino. No momento, por questões de cunho pessoal da professora, não seria possível para ela abrir mão das aulas no estado.", informou a assessoria.
A exoneração tem efeito imediato, conforme o documento que atende ao requerimento apresentado por Adriana. A Prefeitura ainda não informou quem assumirá interinamente a pasta.
A nomeação da agora ex-secretária havia sido anunciada oficialmente na última sexta-feira (6), marcando sua integração ao governo municipal. Ligada ao partido Progressistas, Adriana também já ocupou o cargo de diretora-presidente da Fundação de Educação em Tubarão.
Sua escolha para o primeiro escalão do governo municipal gerou repercussão no meio político, especialmente por conta de sua filiação partidária e residência fora do município — Adriana mora em Tubarão, o que chegou a levantar discussões quanto à compatibilidade com a Lei Orgânica Municipal.