
A tragédia com um balão de ar quente na manhã deste sábado (21), em Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina, vitimou fatalmente duas mulheres naturais de Concórdia, no Oeste do estado. Leane Elizabeth Herrmann e Leise Herrmann Parizotto estavam entre as 21 pessoas a bordo da aeronave, que pegou fogo ainda no ar e caiu em uma área rural do município, região conhecida como “Capadócia brasileira”, devido à intensa atividade de balonismo.
Além das duas vítimas, uma terceira mulher natural de Concórdia, Leciane Herrmann Parizotto, também estava no balão e sobreviveu ao acidente. Ela foi atendida em hospital da região.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, 13 pessoas sobreviveram ao acidente. O Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, informou que recebeu cinco vítimas — duas com queimaduras leves de segundo grau e outras três com escoriações e dores decorrentes do impacto da queda. Nenhum dos sobreviventes apresentou fraturas ou lesões graves.
A lista de vítimas fatais confirmadas pela Polícia Civil inclui:
Andrei Gabriel de Melo
Everaldo da Rocha
Fabio Luiz Izycki
Janaina Moreira Soares da Rocha
Juliane Jacinta Sawicki
Leandro Luzzi
Leane Elizabeth Herrmann
Leise Herrmann Parizotto
A aeronave era operada pela empresa Sobrevoar, que realiza voos turísticos na cidade. As causas do incêndio e da queda serão apuradas pela Polícia Civil, com apoio do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).
Lista completa de tripulantes do balão
Elvis de Bem Crescêncio (piloto)
Leciane Herrmann Parizotto
Thayse Elaine Broedbeck Batista
Marcel Cunha Batista
Claudia Abreu
Rodrigo de Abreu
Victor Hugo Mondini Correa
Laís Campos Paes
Tassiane Francine Alvarenga
Sabrina Patrício de Souza
Fernando da Silva Veronezi
Leonardo Soares Rocha
Leandro Luzzi
Leane Elizabeth Herrmann
Leise Herrmann Parizotto
Everaldo da Rocha
Luana da Rocha
Janaina Moreira Soares da Rocha
Fabio Luiz Izycki
Juliane Jacinta Sawicki
Andrei Gabriel de Melo
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, afirmou que os trabalhos de perícia já foram iniciados e que testemunhas estão sendo ouvidas. Imagens feitas por moradores mostram o balão em chamas no céu e o momento em que o cesto se desprende e cai.
