O governador Jorginho Mello lançou nesta quinta-feira, 3 de julho, em Joaçaba, na região Meio-Oeste de Santa Catarina, o programa "Estrada Boa Rural". A iniciativa, que contou com a presença de 202 prefeitos, prevê um investimento total de R$ 2,5 bilhões para pavimentar 2.500 quilômetros de vias rurais em todos os municípios do estado.
O "Estrada Boa Rural" funcionará como um projeto complementar ao já existente "Estrada Boa" e tem como objetivo aumentar em 26% o número total de quilômetros de rodovias catarinenses com asfalto.
O programa operará em parceria com as cidades: metade do investimento será repassada diretamente aos cofres municipais, enquanto a outra parte será aportada nas agências financeiras do estado, BRDE e BADESC. Nesses casos, o Estado cobrirá os juros e as correções dos empréstimos que serão feitos para a realização das obras.
As pistas seguirão um padrão de sete metros de largura, com duas pistas de rolamento de três metros e dois acostamentos de meio metro. O custo médio estimado é de R$ 1 milhão por quilômetro pavimentado.
Cada município poderá participar com projetos para dois trechos, sendo um para início ainda em 2025 e outro em 2026. A elegibilidade dos projetos se baseará no cumprimento de critérios econômico-sociais e técnico-financeiros, como conectar uma comunidade a uma via pavimentada, atender empresas ou cooperativas locais e garantir o acesso de pelo menos duas propriedades rurais por quilômetro de asfalto.
Em contrapartida, cada município deverá repassar um valor igual ao montante recebido do Estado. Essa parte pode ser cumprida por meio de financiamento subsidiado pelo estado, com recursos próprios ou por uma combinação que inclua bens e serviços mensuráveis.