Domingo, 10 de agosto de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
04/08/2025 20h33

Confusão no cafezinho da Câmara de Joinville: etiquetas com 'preto amargo' e 'preto doce' viram caso de racismo

Expressões usadas para identificar café com e sem açúcar na Câmara de Joinville geram denúncia por racismo e dividem opiniões
Confusão no cafezinho da Câmara de Joinville: etiquetas com 'preto amargo' e 'preto doce' viram caso de racismo

Um detalhe simples no cafezinho servido na Câmara de Vereadores de Joinville acabou virando caso de denúncia por racismo. As etiquetas nas garrafas, que indicavam “preto amargo” e “preto doce”, provocaram a revolta de um cidadão que fez uma reclamação formal na Ouvidoria da Casa.

 

A expressão, segundo o munícipe, não condiz com uma conduta antirracista e deveria ser substituída por termos neutros como “café com açúcar” e “café sem açúcar”. A sugestão foi lida na sessão da última quarta-feira (30) e dividiu opiniões entre os vereadores.

 

O presidente da Câmara, vereador Diego Machado (PSD), não gostou nada da acusação. Para ele, tudo não passa de exagero. “Gente, isso me incomodou. É uma expressão simples, usada há muito tempo. Querer transformar isso em racismo é criar um vitimismo onde ele não existe”, afirmou ao microfone.

 

PUBLICIDADE

Pelas redes sociais, o vereador Cleiton Profeta (PL) também reagiu: “Transformar uma etiqueta de café em ato discriminatório desrespeita quem realmente sofre com o racismo. Isso é cortina de fumaça”, escreveu, se dizendo indignado com a repercussão.

 

 

PUBLICIDADE

Apesar da discórdia, a Câmara optou por mudar as etiquetas. Agora, uma das garrafas está identificada apenas como “amargo”. A decisão tenta esfriar os ânimos  no Legislativo de Joinville. Mas o debate segue nas redes sociais.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.