Um adolescente de 14 anos salvou o primo de 12 de um engasgo na noite da última quinta-feira (7), em Fortaleza. A cena, registrada por câmeras de segurança do apartamento da família, mostra Silas aplicando a manobra de Heimlich em Igor Vasconcelos, que se engasgou enquanto bebia leite com achocolatado e flocos crocantes.
Assista:
Segundo a mãe de Igor, Lione Vasconcelos, os dois primos conversavam e riam no sofá quando o mais novo começou a se sufocar. Inicialmente, Silas pensou que fosse uma brincadeira, mas ao perceber a gravidade, decidiu agir. Antes disso, a tia de Igor tentou ajudá-lo batendo em suas costas, sem sucesso.
As imagens mostram Igor entrando na cozinha sem fôlego, tossindo e pedindo ajuda. A mãe de Silas chegou a orientá-lo a buscar auxílio de uma vizinha, mas o adolescente decidiu voltar e aplicar a técnica que havia aprendido com o irmão mais velho, Eduardo. Poucos segundos depois, Igor voltou a respirar.
Mesmo após se recuperar, Igor foi levado ao hospital, onde recebeu medicação para dores na garganta e no peito, sem apresentar sequelas. Para a família, a ação rápida foi decisiva para evitar um desfecho trágico.
Lione destacou que, embora a manobra não tenha sido executada de forma perfeita, foi suficiente para salvar a vida do filho. Ela ressaltou ainda que o aprendizado prévio de Silas com o irmão mostrou a importância de saber agir em situações de emergência.