Um princípio de incêndio em um apartamento no bairro Balneário, em Piratuba, foi controlado antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros, na tarde de segunda-feira (11). A ação rápida foi do bombeiro militar Henrique Teixeira Neto, 30 anos, natural de Tubarão e atualmente lotado no quartel de Piratuba.
O fogo começou por volta das 14h, em um apartamento no terceiro andar de um prédio na Rua Floriano Bender. Segundo a corporação, o foco teria iniciado em uma secadora de roupas, possivelmente deixada ligada sobre dois sofás.
Henrique, que mora no mesmo edifício e estava de folga, percebeu a fumaça, desligou a energia elétrica e o gás do prédio e entrou no imóvel, onde conseguiu conter as chamas e retirar dois gatos que estavam presos.
Quando a guarnição chegou, o incêndio já estava praticamente controlado, restando apenas o rescaldo e a ventilação do ambiente. Apesar disso, os bombeiros constataram falhas no sistema de prevenção do prédio, como a falta de iluminação de emergência, equipamentos de combate e reserva de água para incêndios.
O fogo destruiu sofás, móveis, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos, mas não houve feridos.