O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), recebeu nesta segunda-feira (19/08) a medalha “três is” de Jair Renan Bolsonaro, vereador em Balneário Camboriú. A honraria simboliza apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A entrega da medalha ocorre após o ministro do STF Alexandre de Moraes determinar a prisão domiciliar de Bolsonaro. Em declaração pública, Mello reforçou seu apoio ao ex-presidente, afirmando que, em sua avaliação, ele “não cometeu crime algum, não utilizou recursos públicos e não desviou dinheiro público”.
A medalha “três is”, também chamada de “imbrochável”, é concedida a políticos próximos ao círculo bolsonarista e já foi entregue a outras figuras, incluindo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o presidente argentino Javier Milei, em julho do ano passado, em Balneário Camboriú. O termo faz referência a três qualidades: imbrochável, imorrível e incomível.
A entrega acontece logo após críticas de Carlos Bolsonaro a governadores de direita, que em publicações no X (antigo Twitter) acusou líderes políticos de se omitirem diante da prisão domiciliar do pai e de aliados próximos. As mensagens foram compartilhadas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus do chamado “núcleo crucial” do processo sobre tentativa de golpe está marcado para 2 de setembro. Entre os réus estão Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier e Mauro Cid, todos acusados de crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada e danos ao patrimônio público.