A chegada e expansão de 42 indústrias em Santa Catarina deve gerar cerca de 18,5 mil empregos diretos e indiretos, conforme anunciado pelo Governo do Estado. Os contratos das empresas beneficiadas foram assinados na quarta-feira (20).
As iniciativas incluem instalação e ampliação de fábricas, construção de subestações elétricas e aquisição de maquinário, com incentivos fiscais como postergação do ICMS, desoneração na compra de produtos e ampliação do limite para transferência de créditos, por meio de programas como Prodec, Pró-Emprego e TTD 489.
A Secretaria de Estado da Fazenda estima que os incentivos podem gerar até R$ 43,3 bilhões em lucro para as empresas até 2028, o que deve refletir em mais empregos e aumento da arrecadação estadual. O governador Jorginho Mello destacou que os incentivos movimentam a economia e proporcionam oportunidades à população local.
Entre as indústrias contempladas estão empresas de setores variados, como plásticos, alimentos, energia, máquinas agrícolas e cooperativas agroindustriais, distribuídas por cidades como Joinville, Chapecó, Lages e Florianópolis, demonstrando diversidade e abrangência regional.