O presidente da China, Xi Jinping, reuniu seus colegas da Rússia e da Coreia do Norte em Pequim pela primeira vez nesta terça-feira (2), em uma demonstração de solidariedade com os países rejeitados pelo Ocidente por seu papel na pior guerra da Europa em 80 anos.
Xi recebeu Vladimir Putin para conversas no Grande Salão do Povo e depois em sua residência pessoal, chamando-o de "velho amigo". Poucas horas depois, o trem blindado de Kim Jong-un foi visto por uma testemunha da Reuters chegando à capital chinesa.
Os três participaram de um grande desfile militar na quarta-feira (3) em que o presidente chinês exibiu sua visão de uma nova ordem global, num momento em que as políticas "America First" do presidente dos EUA, Donald Trump, abalam as alianças ocidentais.
Além da pompa, os analistas estão observando se o trio pode sinalizar relações de defesa mais próximas após um pacto assinado pela Rússia e pela Coreia do Norte em junho de 2024, e uma aliança semelhante entre Pequim e Pyongyang, um resultado que pode alterar o cálculo militar na região Ásia-Pacífico.