A Simulação de um acidente entre um trem e um veículo na Passagem em Nível (PN) da Avenida Nilton Augusto Sachetti, próximo da Secretaria Municipal de Insfraestrutura de Capivari de Baixo mobilizou técnicos e servidores de diversos órgãos envolvidos na ação, e chamou a atenção de quem passava pelo local na manhã desta quinta-feira (25), em Capivari de Baixo.
A simulação foi de responsabilidade da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), em parceria com órgãos de segurança pública da região da Amurel. O exercício fez parte da Semana Nacional do Trânsito promovido pela empresa e teve como foco principal a conscientização da população sobre os riscos de desrespeitar a sinalização ao cruzar a linha férrea, além de avaliar a eficiência do atendimento integrado em situações de emergência.
A simulação, inédita no município, teve o uso de ambulâncias, viaturas dos Bombeiros e até um helicóptero. Em razão da operação, houve bloqueios temporários em diversas vias.
O treinamento simulou uma colisão entre uma locomotiva e um veículo de passeio, com vítimas aparentes, chamando a atenção de motoristas, pedestres e ciclistas para a gravidade de condutas imprudentes. Participaram da ação as polícias Civil e Militar, a Defesa Civil, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML).
“Este simulado fortalece o preparo das equipes de emergência e mostra, na prática, como a integração entre os órgãos de segurança é essencial para enfrentar cenários críticos. Além disso, tem um papel educativo fundamental, reforçando a importância de atitudes responsáveis ao atravessar os trilhos”, destaca o engenheiro de segurança da FTC, André Mendonça Guaresi.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, veículos sobre trilhos têm prioridade em cruzamentos. Ignorar a regra e não parar antes da passagem em nível é infração gravíssima, sujeita a multa e sanções previstas em lei.