Uma série de intoxicações por metanol em São Paulo tem chamado a atenção das autoridades de saúde. Uma pessoa morreu e outras 8 foram internadas por intoxicação da substância, após consumirem bebida alcoólica adulterada. Os casos aconteceram em menos de 18 dias nas cidades de São Paulo, Limeira (SP) e Bragança Paulista (SP), sendo que as nove pessoas foram internadas entre o dia 1º e 18 de setembro.
Os casos foram registrados no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), de Campinas (SP), e encaminhados ao governo federal.
A secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, considera a situação grave, que pode estar subnotificada e que "pode evoluir para surto".
Nesta sexta-feira (26) o Ministério da Justiça e de Segurança Pública divulgou em nota que os casos são "considerados fora do padrão para o curto período de tempo e também por desviar dos casos até hoje notificados de intoxicação por metanol".
Uma reunião com o Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido (SAR) foi agendada para esta segunda-feira (29), para definir as providências a serem tomadas.
As informações são do G1.
Foto: Adobe Stock