Na manhã desta terça-feira (30), estudantes do Colégio Estadual Henrique Fontes se reuniram em frente ao Museu Willy Zumblick, em Tubarão, em uma manifestação organizada pelo grêmio do Henrique Fontes, com apoio do grêmio da Escola Jovem. O ato ocorreu em solidariedade a uma aluna trans da instituição e contou com a participação de movimentos sociais locais.
Assista:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
Cartazes, faixas e discursos chamaram atenção para a necessidade de inclusão e de combate a qualquer forma de discriminação.
O protesto ocorre após um relato que veio a púlbico sobre um desconforto de algumas alunas em relação ao uso do banheiro feminino por parte da estudante trans, que possui registro com nome feminino. A direção da escola afirmou que a situação está sendo discutida internamente, levando em consideração a legislação de direitos humanos, normativas escolares e referências legais sobre inclusão de estudantes trans.
O Portal HC já contatou a Coordenadoria Regional da Educação, que informou ter conversado com a mãe da aluna. Um posicionamento oficial da Coordenadoria deve ser divulgado em breve.