
Um grupo de cerca de 80 voluntárias transformou Rodeio, no Vale do Itajaí, em palco de um projeto natalino inusitado. Elas confeccionaram uma árvore de Natal gigante usando aproximadamente quatro mil peças de crochê — trabalho que resultou em uma estrutura de 12 metros de altura instalada no centro da cidade.
Segundo a prefeitura, trata-se da maior árvore de crochê já montada no Brasil. A iniciativa faz parte das celebrações pelos 150 anos da imigração italiana, já que o crochê foi uma tradição trazida pelas primeiras famílias que chegaram à região.
A decoração completa será inaugurada no sábado (15) e inclui ainda uma escadaria ornamentada com arcos e bolas também de crochê. Ao longo das ruas de Rodeio, outras 48 árvores menores complementam o cenário festivo.
A montagem da estrutura principal foi concluída na última semana com o auxílio de um guindaste. O trabalho foi dividido em módulos, que foram organizados como um grande quebra-cabeça no salão onde as voluntárias atuaram. Depois, tudo foi levado ao pátio para ser montado de cima para baixo.
A estrela que coroa a árvore foi confeccionada pela aposentada Elvira Berri Ochler, que contou ter ficado apreensiva com a responsabilidade. Ela adaptou um molde de papel para criar a peça em tamanho ampliado e celebrou o resultado iluminado no topo da estrutura.
A árvore gigante de crochê já se tornou um dos principais atrativos natalinos da cidade de 12,7 mil habitantes e deve movimentar a região durante as festividades.
