
Imagina ter a sua redação selecionada entre milhares de estudantes. Foi o que aconteceu com João Pedro Ferreira Paes, do 5º ano do Colégio Coração Feliz, em Tubarão — um dos destaques do Concurso Cultural Sicoob 2025.
Confira sua história aqui:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
Para a redação, João se inspirou em um amigo que, mesmo amputado, jogou pela primeira vez um campeonato catarinense de futsal — uma história que emocionou os jurados.
Mais de 2, 3 mil alunos participaram do concurso, cujo tema foi “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”.
Do mesmo colégio, Davi e Júlia também foram premiados com desenhos e poemas.
Estudantes de Armazém, Treze de Maio, São Bonifácio e outras cidades receberam reconhecimento em categorias como desenho, texto narrativo, poema e tira em quadrinhos.
A vencedora da categoria Tira em Quadrinhos agora segue para a Etapa Nacional, representando Santa Catarina no Brasil inteiro.
A redação do João Pedro pode ser lida abaixo:
A Diversidade no Esporte
José é um aluno do CEFF (Centro Esportivo de Futebol e Futsal) que passou por muitas dificuldades quando ainda estava na barriga da mãe, ele teve uma má formação no pé e pouco tempo depois de nascer, teve que amputar. Mesmo assim, ele nunca deixou que isso o impedisse de sonhar ou de viver sua vida normalmente.
Com ajuda de uma prótese, José conseguiu superar as dificuldades do dia. Ele treina bastante porque tem o sonho de ser um grande goleiro profissional. Além disso, gosta de andar de bicicleta, nadar, brincar e jogar futebol com os amigos.
Na escola CEFF, José sempre foi respeitado e acolhido. Seus colegas, professores e atletas sempre demonstraram empatia e colaboração.
A história de José prova que quando existe união, empatia e colaboração, todos podem vencer os desafios. Ele ensina que as diferenças não devem ser vistas como um problema, mas como uma forma de aprender a respeitar e valorizar o outro.
