
Com a proximidade do verão e o aumento no fluxo de turistas da região, o Procon de Tubarão se reuniu com representantes da empresa ViaCosteira na última sexta-feira (14), para tratar das medidas que poderão ser adotadas para minimizar os congestionamentos no período de fim de ano. O encontro também discutiu melhorias recentemente implementadas na praça de pedágio do município.
Estavam presentes o gerente do Procon, Daniel Machado; o diretor de fiscalização, Otávio Camilo Vieira; o gerente geral de operações da ViaCosteira, Joelson Ferreira; a coordenadora de operações, Talita Ventura; e o advogado da concessionária, Dr. Thales Braz.
Durante o encontro, ações já realizadas foram apresentadas, como a instalação de totens modernos de autoatendimento, que permitem o pagamento da tarifa por cartão de crédito e débito, incentivando o uso de meios eletrônicos. O sistema contribui para dar maior agilidade e fluidez ao tráfego.
Outra medida é a implantação de novas placas de sinalização com cores diferentes para cada forma de pagamento. A ideia é organizar melhor as filas e facilitar a comunicação com os motoristas, tornando a escolha da cabine mais segura e intuitiva.
Também foi informado que, entre os meses de dezembro e março, estarão proibidas obras de recuperação de pavimento, manutenção ou conservação de rodovias no período diurno nas proximidades da praça de pedágio, para evitar lentidão.
A ViaCosteira ainda anunciou a contratação de mais colaboradores para atuar nas praças e durante a Operação Verão 2025/2026. Com o aumento esperado no fluxo de veículos nos próximos meses, a medida garantirá que todas as cabines possam operar simultaneamente, caso seja necessário.
De acordo com o gerente geral de operações da concessionária, a praça de pedágio de Tubarão ainda deverá passar por um grande avanço tecnológico em breve, com a implantação do sistema de cobrança eletrônica sem cabines e sem cancelas, chamado free flow. Nesse modelo, o pagamento poderá ser feito através de tag ou de leitura na placa do veículo.
