
Uma falha global na infraestrutura da Cloudflare provocou instabilidade em aplicativos e internet banking de diversos bancos nesta terça-feira (18). Relatos no DownDetector apontaram problemas em instituições como Bradesco, Banco do Brasil, Sicoob, C6 Bank, Nubank, Caixa Econômica e Santander.
A empresa informou que o erro foi causado por um aumento repentino e incomum de tráfego, o que gerou falhas generalizadas — incluindo erros 500 — em serviços que dependem da plataforma. Uma correção foi aplicada por volta das 14h42 (horário de Londres), e o sistema segue em monitoramento. Segundo a Cloudflare, não há indícios de ataque.
Com muitos bancos utilizando a empresa para proteger e acelerar suas APIs e aplicativos, a instabilidade afetou operações digitais, incluindo o Pix. Usuários relataram lentidão, páginas que não carregavam e dificuldades para concluir transações. Outros serviços populares, como Amazon, ChatGPT e Canva, também apresentaram oscilação.
Especialistas destacam que episódios como este evidenciam a dependência da internet moderna de poucos provedores de infraestrutura, o que amplia o impacto quando uma dessas plataformas falha.
