
O número de municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde sábado (22) subiu para seis. Segundo a Defesa Civil, 33 cidades registraram estragos e ao menos 130 moradores estão desalojados. Diversas residências ficaram completamente tomadas pela água.
Veja o vídeo:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
Até segunda-feira (24), quatro cidades haviam decretado emergência. Com novas atualizações ao longo do dia, o total subiu para seis. Luiz Alves, no Vale do Itajaí, é o município mais afetado, acumulando em menos de 24 horas o volume de chuva previsto para toda a semana. A cidade enfrentou alagamentos, interrupções no trânsito, casas submersas e até animais ilhados.
Em razão dos danos, Luiz Alves suspendeu as aulas na segunda e terça-feira e abriu um abrigo para receber famílias atingidas. O governador Jorginho Mello (PL) visita o município nesta terça (25) para avaliar a situação.
Joinville também registrou pontos de alagamento na segunda-feira (24). Pelo menos quatro bairros tiveram vias interditadas por causa do acúmulo de água.
Além de Santa Catarina, o mau tempo provocou estragos no Rio Grande do Sul e no Paraná. Em Guarapuava (PR), granizo do tamanho de ovos de galinha destruiu telhados e deixou prejuízos; em Erechim (RS), mais de 150 pessoas ficaram feridas.
Municípios que decretaram emergência em SC:
São João do Itaperiú, Luiz Alves, Balneário Barra do Sul, Petrolândia, Lontras e Ibirama.
A Defesa Civil reforça orientações de segurança: evitar atravessar áreas alagadas, não dirigir em locais com água acumulada e buscar abrigo longe de janelas, árvores e estruturas que possam ser derrubadas pelo vento.
Em caso de emergência, os contatos são: 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
