
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi suspenso por seis meses de seu mandato. A decisão veio da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (10), em votação. Foram 318 votos a favor, 141 votos contrários e 3 abstenções.
O processo pedia a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro, após episódio em abril de 2024, onde Glauber agrediu o militante Gabriel Costenaro, na época membro do Movimento Brasil Livre (MBL). O pedido de cassação veio do Partido Novo.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar havia aprovado a proposta de cassação, mas os deputados no plenário decidiram pela punição menor.
Em uma articulação construída em plenário durante a tarde, aliados de Braga conseguiram reverter a sua cassação. A suspensão foi vista como uma vitória, já que até mesmo partidos de esquerda davam como certa a perda de mandato.
A votação aconteceu um dia após o deputado ter sido retirado à força pela polícia legislativa ao ocupar a cadeira da presidência da Câmara e se recusar a sair.
Fonte: G1.
Foto: Fernanda Rouvenat/Globo News.
