
O deputado estadual Sérgio Guimarães (União) e servidores que o acompanhavam foram feitos reféns por integrantes de uma comunidade indígena na tarde desta quarta-feira (17), no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O grupo permaneceu impedido de deixar o local por aproximadamente duas horas. Confira o vídeo abaixo:
O parlamentar estava na passarela que cruza a BR-101 para gravar um vídeo com novas informações sobre a construção do túnel no Morro dos Cavalos. Depois de concluir a gravação, Sérgio Guimarães foi abordado por indígenas que vivem na região, que inclusive estavam acompanhados por um servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Em poucos minutos, um grupo cercou o deputado e sua equipe, impedindo a saída do local. O parlamentar tentou dialogar e negociar de forma pacífica, mas não conseguiu a liberação imediata.
A principal motivação da ação dos indígenas foi uma retaliação às manifestações públicas do deputado sobre as demarcações de terras e sua posição favorável à aplicação do marco temporal. Entre as exigências feitas pelo grupo estava a determinação para que todo o conteúdo gravado na região fosse apagado, o que foi prontamente recusado pelo parlamentar.
Diante da situação, Sérgio acionou a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, que escoltaram ele e sua equipe. A ocorrência foi encerrada sem registro de feridos.
