
Uma formação incomum de nuvens, denominada de “nuvem escudo”, chamou a atenção de moradores de Águas de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, nesta segunda-feira (22). O registro foi feito por volta das 13h, pouco antes do início da chuva que atingiu o município. As informações são do ND Mais.
O fenômeno despertou a curiosidade pela aparência impactante, dando impressão de que a nuvem estaria tocando o solo. Veja o vídeo:
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, a nebulosidade se forma quando tempestades associadas a nuvens do tipo cumulonimbus entram em fase de intensa atividade ou dissipação. O ar frio desce da nuvem por meio de correntes descendentes e, ao atingir o solo, se espalha horizontalmente.
Ao encontrar um ambiente mais quente e úmido, ocorre a condensação do vapor d’água próximo à superfície, criando a impressão de que a nuvem toca o chão. Apesar da aparência, o fenômeno não representa risco.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Kevinn E. B. Agostini, afirmou que nenhum evento adverso significativo foi registrado no município, apenas chuvas e rajadas de vento que culminaram em algumas ocorrências pontuais.
Fonte: ND Mais.
