
Em meio à polêmica envolvendo a nova campanha publicitária da Havaianas, estrelada por Fernanda Torres, o ex-deputado federal Alexandre Frota aproveitou o momento para incentivar doações a pessoas em vulnerabilidade social. Em vídeos publicados em seu perfil oficial no Instagram, Frota criticou o descarte dos chinelos por motivação política e anunciou uma ação solidária para recolher, higienizar e doar os pares jogados fora.
“Se é pé esquerdo ou direito, só quem precisa sabe, e o desperdício nesse país é enorme”, escreveu o ex-parlamentar na legenda de uma das publicações. Segundo ele, a iniciativa surgiu ao perceber a repercussão negativa da campanha protagonizada por Fernanda Torres e a reação de pessoas descartando sandálias da marca nas ruas.
No comercial, a atriz Fernanda Torres diz que não vai desejar que o telespectador entre no ano novo com o pé direito, já que é uma questão de sorte. “O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés”, diz a garota propaganda.
A fala foi associada a uma crítica à direita, especialmente por bolsonaristas, que começaram um movimento nas redes sociais pedindo o descarte das sandálias. “No país da desigualdade social, da fome, da pobreza, eu estou vendo um monte de gente jogando os pares de chinelos fora. Eu estava andando por São Paulo e resolvi passar em alguns pontos para recolher tudo o que fosse encontrando”, afirmou Frota no vídeo.
