
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) elevou para o nível vermelho o alerta de onda de calor em Santa Catarina e outros sete estados do país, com temperaturas até 5 °C acima da média pelo menos até as 18h de segunda-feira (29).
O novo aviso substitui o alerta laranja, antes classificado como “perigo”. Em Santa Catarina, o alerta vale para o Norte Catarinense e o Vale do Itajaí. Segundo o Inmet, a persistência do calor intenso representa risco à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
O alerta vermelho também abrange regiões do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A Defesa Civil de Santa Catarina prevê máximas acima dos 30 °C em todo o estado, com picos entre 34 °C e 36 °C no Norte e Vale do Itajaí e até 38 °C em municípios do Litoral Sul neste sábado (27). O órgão classifica como alto o risco de desidratação, desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Na segunda-feira, a massa de ar quente começa a se deslocar para o oceano, o que deve aliviar o calor ao longo da tarde. Ainda assim, as temperaturas podem continuar acima dos 30 °C, chegando a 33 °C a 35 °C no Litoral Norte e Vale do Itajaí.
