Segunda, 15 de dezembro de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Segurança
05/12/2023 11h33

Operação contra grupo que vendeu armas a facções tem apreensões em SC

Atividades iniciaram em 2020 e já apreenderam 659 armas em 10 estados, incluindo Santa Catarina
Operação contra grupo que vendeu armas a facções tem apreensões em SC
Nesta terça-feira (5), uma operação de grande envergadura realizada pela Polícia Federal (PF) investiga um conglomerado suspeito de fornecer aproximadamente 43 mil armamentos para as principais organizações criminosas do Brasil. Ao longo das ações em curso, 67 apreensões foram efetuadas em pelo menos 10 estados, incluindo Santa Catarina.


Na manhã de hoje, a PF está cumprindo 25 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 54 de busca e apreensão em territórios de três países: Brasil, Paraguai e Estados Unidos.


A corporação está focada em uma empresa objeto da investigação, que supostamente movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão em um período de três anos, mediante a importação de 43 mil armas para o Paraguai.

PUBLICIDADE

Conforme detalhes fornecidos pela PF, uma empresa situada em Assunção, Paraguai, desempenhou papel crucial na importação de milhares de pistolas, fuzis e munições de fabricantes europeus estabelecidos na Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia.


De acordo com a PF, essas armas eram inicialmente importadas da Europa para o Paraguai, onde passavam por processos de adulteração antes de serem comercializadas a intermediários atuantes na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Posteriormente, eram repassadas às principais facções criminosas do Brasil.


As diligências relacionadas a essa megaoperação tiveram início em 2020, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, quando dois indivíduos foram detidos em flagrante portando 23 pistolas e dois fuzis com evidências de adulteração, além de munições e carregadores.

PUBLICIDADE
Desde o início da investigação, foram apreendidas 659 armas em 67 operações nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Ceará.


Neste 5 de dezembro, mandados foram cumpridos em diversas localidades no Brasil, abrangendo Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba (SP), Praia Grande (SP), São Bernardo do Campo (SP), Ponta Grossa (PR), Foz do Iguaçu (PR), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), como parte das ações em andamento.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.