Um incêndio atingiu o casarão que abrigava o antigo Museu da Casa Brasileira, localizado na Zona Oeste de São Paulo, na tarde deste sábado (5). O local havia sido utilizado pelo museu até 2023, quando foi encerrado o convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado e a Fundação Padre Anchieta, que geria o espaço. Desde então, o casarão passou a sediar outras exposições.
O Corpo de Bombeiros enviou nove viaturas ao local, e nenhuma pessoa ficou ferida. De acordo com o primeiro tenente da corporação, o incêndio teria começado durante um trabalho de solda. A fumaça escureceu parte da fachada do Solar Fábio Prado, mas os bombeiros afirmam que a estrutura não sofreu danos significativos e o interior do casarão não foi afetado.
O casarão está situado na Avenida Brigadeiro Faria Lima e, a partir do dia 10 de outubro, receberia uma exposição comemorativa dos 30 anos do programa Castelo Rá-Tim-Bum. O museu informou que o incêndio ocorreu na estrutura de montagem da exposição, localizada na parte externa do imóvel.
O Solar Fábio Prado, construído entre 1942 e 1945, é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis e preserva elementos históricos e arquitetônicos importantes do Brasil. Em nota oficial, o museu anunciou que o lançamento da exposição foi suspenso e os ingressos adquiridos terão suas datas ajustadas.