Denis Galdino, apontado como um dos principais ladrões de banco do Brasil, foi preso neste sábado (15) em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, após uma operação conjunta das Polícias Civis de Santa Catarina e do Rio. Ele era procurado desde fevereiro de 2024 por envolvimento no roubo de quase R$ 500 mil de uma agência bancária em Joinville.
Envolvimento em crime cinematográfico
O assalto aconteceu em uma unidade do Santander, onde seis homens invadiram a agência e levaram o montante em menos de dez minutos. Cinco deles foram identificados durante as investigações, mas Galdino conseguiu fugir antes da deflagração da Operação "Saque Rápido".
Histórico criminal extenso
Segundo a Polícia Civil, Galdino possui registros criminais em 17 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além de roubo a bancos, ele também é acusado de falsificação de documentos. Em um dos episódios, chegou a se passar por jornalista no Paraná, causando prejuízos a um profissional que passou dois anos tentando provar sua inocência.
Captura após investigação detalhada
Nos últimos dias, a polícia recebeu informações de que o criminoso estaria escondido no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro. A partir disso, diversas diligências foram realizadas até que os agentes conseguiram localizá-lo e efetuar a prisão.
A prisão de Denis Galdino representa um desdobramento importante na luta contra os crimes financeiros e a atuação de facções especializadas em roubos de grande porte no Brasil.