O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul continua em intensa operação de resgate de uma menina de 11 anos que caiu no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra gaúcha, na tarde desta quinta-feira, 10 de julho. A queda, que aconteceu por volta das 13 horas, mobilizou diversas equipes de socorro.
A criança, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi localizada por volta das 17h40, com o auxílio de um drone equipado com câmera térmica, a uma profundidade estimada entre 70 e 80 metros. No entanto, a área é de difícil acesso, e por volta das 20h40, as equipes ainda trabalhavam na finalização da estrutura de rapel para alcançar a menina.
As condições climáticas na região, com temperaturas em torno de 9ºC e previsão de resfriamento, além da possibilidade de nevoeiro e nuvens baixas ("viração"), interferem na ação de resgate. Apesar dos desafios, o efetivo conta com um especialista em resgate em altura para a operação. A menina será retirada do cânion por meio de rapel, utilizando um sistema de ancoragens e um tripé. Dois bombeiros descerão até ela, e para a subida será utilizada uma maca. Uma ambulância aguarda no local, mas não há previsão para a conclusão da ação, e o estado de saúde da vítima ainda é desconhecido, pois a equipe não conseguiu chegar até ela.
Detalhes da queda e apoio à família
A menina estava acompanhada dos pais e de dois irmãos mais novos. Segundo o secretário de turismo do município, Andrew Mohr, a família passeava e decidiu lanchar em bancos quando a menina saiu correndo e o pai não conseguiu evitar a queda. A família, natural de Curitiba (PR), está hospedada na cidade serrana e havia visitado o Cânion Itaimbezinho no dia anterior.
A família da criança acompanha as ações de resgate no local e recebe suporte de uma psicóloga disponibilizada pela prefeitura. Em nota, a Urbia, concessionária de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, informou que está "concentrando os esforços de sua equipe no apoio às autoridades que atuam nas buscas pela criança desaparecida" e prestando suporte à família.
A ocorrência mobiliza os Bombeiros Voluntários de Cambará do Sul, corporações militares de Canela e Porto Alegre, agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar, além de um helicóptero de Criciúma (SC) que foi mobilizado para auxiliar nas ações na área de difícil acesso.
O Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, faz parte da deslumbrante paisagem de Cambará do Sul, conhecida por seus imponentes cânions que atraem turistas.