Uma situação de emergência mobilizou os Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, no Norte catarinense, na noite desta quarta-feira (20). Um homem de 34 anos, sua companheira e o bebê do casal começaram a passar mal dentro do carro, após retornarem de uma viagem. A suspeita é de intoxicação por monóxido de carbono.
O chamado ocorreu por volta das 20h50, na Avenida Getúlio Vargas. Ao chegar ao local, a equipe encontrou o homem inconsciente na garagem da residência, com sinais vitais alterados. Ele foi socorrido às pressas e encaminhado ao Hospital Santo Antônio.
A mulher e a criança, que também apresentaram sintomas, foram levadas ao Pronto Atendimento por vizinhos que prestaram auxílio após o pedido de socorro. A mãe relatou dores de cabeça intensas e chegou a desmaiar, mas recobrou a consciência em seguida. O bebê também teria perdido os sentidos por alguns instantes.
Segundo relato da família, o mal-estar começou após sentirem um odor forte dentro do veículo. Com base nessas informações, os bombeiros levantaram a hipótese de intoxicação por monóxido de carbono, gás incolor e extremamente tóxico, produzido pela queima incompleta de combustíveis. Em ambientes fechados, ele pode causar desmaios e até levar à morte.