
A Polícia Civil e o Ministério Público de Santa Catarina investigam uma torcedora do Avaí filmada fazendo ofensas racistas e xenofóbicas contra torcedores do Remo durante a partida entre as equipes no último sábado (15), na Ressacada, em Florianópolis. O vídeo viralizou nas redes sociais e motivou uma série de manifestações de repúdio.
Veja o vídeo:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
A autora das falas, identificada como Ana Costa, aparece no registro gritando frases preconceituosas direcionadas aos torcedores paraenses. Outro homem próximo a ela também proferiu ofensas. Segundo a Polícia Civil, o caso agora está sob responsabilidade da Delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância.
Ana ainda não foi ouvida. O depoimento, inicialmente marcado pela 2ª DP da Capital, será reagendado após a mudança de delegacia. A investigação apura possíveis crimes de racismo, injúria racial e xenofobia, previstos na Lei 7.716/1989, que podem resultar em até cinco anos de prisão.
O Ministério Público, por meio da 40ª Promotoria, abriu procedimento para apurar o caso e avaliar medidas que deverão ser adotadas pelo Avaí para prevenir novos episódios.
O Avaí suspendeu o acesso da torcedora aos jogos do clube por tempo indeterminado e afirmou colaborar com as autoridades. Remo, FCF e FPF também repudiaram o episódio e cobraram punição aos envolvidos.
A defesa de Ana Costa declarou que ela pede desculpas, afirma ter sido provocada antes das gravações e diz que o vídeo mostra apenas um recorte da situação. A torcedora se colocou à disposição para prestar esclarecimentos.
