Dos cerca de 3,2 milhões de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024, apenas 12 alcançaram a pontuação máxima na redação. Esse é o menor número registrado nos últimos dez anos.
O tema da redação, "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", exigiu reflexões profundas sobre a importância da cultura africana no país. As notas foram divulgadas no dia 13 de janeiro, confira histórias de estudantes de diferentes estados que se destacaram.
De acordo com o Ministério da Educação, as redações nota mil estão em:
Entre os destaques, Anna Beatriz Rebouças, do Rio Grande do Norte, contou que sua conquista foi fruto de seis anos de estudo contínuo e perseverança. Já Danilo Oliveira Batista, do Maranhão, retornou ao Enem após dez anos formado em Odontologia, com o sonho de cursar Medicina.
Outros estudantes, como Camila Ellen Gonzaga, de Pernambuco, e Marina Vieira Almeida, de Alagoas, compartilharam suas jornadas desafiadoras, marcadas por horas de dedicação e apoio familiar. Melissa Goelzer, de Brasília, e Sabrina Ayumi Alves, de São Paulo, também comemoraram o feito inédito, destacando a importância da prática regular de redações.