O Brasil poderá observar nesta quinta-feira (11) a chamada "Lua cheia do veado", nome dado por povos indígenas da América do Norte ao período em que veados machos iniciam o crescimento de novos chifres. A melhor hora para apreciar o fenômeno será logo após o pôr do sol, por volta das 17h30, quando o satélite natural surgir no horizonte com seu tom alaranjado característico.
Não é necessário nenhum equipamento especial para observar, bastando um local com boa visibilidade e baixa poluição luminosa. Binóculos podem ajudar a identificar detalhes como as manchas escuras da superfície lunar.
Além deste nome, a Lua cheia de julho também é conhecida como "Lua do trovão", por ser um período de tempestades no Hemisfério Norte, e "Lua das ervas", nome utilizado por povos europeus que associavam o período à colheita de plantas medicinais.
Outro detalhe é que esta será a Lua cheia mais distante do Sol em 2025, pois ocorre poucos dias após o afélio, ponto em que a Terra está mais afastada da estrela.
Outros eventos astronômicos em 2025
O ano contará com mais dois eclipses solares parciais, um já ocorrido em 29 de março e outro previsto para 21 de setembro, além de um eclipse lunar parcial em 7 e 8 de setembro (não visível no Brasil). Também estão previstas três superluas para os dias 6 de outubro, 5 de novembro e 4 de dezembro, quando a Lua cheia ocorre próxima ao perigeu, parecendo maior e mais brilhante no céu.