O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou ter enfrentado um incidente em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) na quinta-feira (2), em Belém (PA). Antes da decolagem rumo à Ilha do Marajó, o avião apresentou uma falha no motor ainda em solo.
Em entrevista concedida à TV Liberal nesta sexta-feira (3), Lula afirmou que a situação poderia ter sido mais grave caso tivesse ocorrido durante o voo. “Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter problema quando eu estivesse no ar e teve quando eu estava em terra. Nós tivemos que descer do avião com medo que ele pegasse fogo”, relatou.
Na ocasião, o presidente estava em Belém para compromissos relacionados à preparação da COP30, que ocorrerá em novembro. Segundo a FAB, a aeronave envolvida foi um modelo Amazonas C105, da Airbus, utilizado para transporte de tropas, cargas e deslocamentos em pistas curtas, mas que não se trata de um avião presidencial.
Após o imprevisto, a comitiva embarcou em uma aeronave reserva e seguiu viagem para Breves, no sudoeste da Ilha do Marajó.