
Uma nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13), aponta que parte expressiva do eleitorado brasileiro quer ver um novo protagonista nas eleições de 2026. Segundo o levantamento, 24% dos entrevistados afirmam que o melhor resultado para o país seria a vitória de um candidato sem ligação com Lula ou Bolsonaro.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, mostra ainda que 23% preferem a reeleição de Lula, 17% gostariam de ver alguém de fora da política no Planalto, e 15% defendem o retorno de Bolsonaro, hoje inelegível. Outros 11% citaram “alguém apoiado por Bolsonaro” e 5% “alguém apoiado por Lula”. Os indecisos somam 5%.
O que o eleitor considera o melhor resultado da eleição:
Nome sem ligação com Lula ou Bolsonaro: 24%
Lula reeleito: 23%
Alguém de fora da política: 17%
Bolsonaro de volta e elegível: 15%
Candidato apoiado por Bolsonaro: 11%
Candidato apoiado por Lula: 5%
Não souberam ou não responderam: 5%
O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre 6 e 9 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Vontade de renovação é mais forte no Centro-Oeste e entre independentes
A pesquisa mostra que o desejo por um nome alternativo é maior no Centro-Oeste (26%), seguido por Sudeste e Sul (25%) e, por último, o Nordeste (19%). Entre os eleitores que se declaram independentes, 38% dizem preferir um candidato fora das esferas de Lula e Bolsonaro. Entre os de esquerda não lulistas, o índice é de 30%, e entre os de direita não bolsonaristas, 23%. Até mesmo entre os bolsonaristas (7%) e lulistas (4%) há quem defenda essa alternativa.
O resultado reforça uma tendência de cansaço com a polarização política que marca o país desde 2018. Segundo os dados, parte considerável do eleitorado começa a buscar novas opções que se distanciem das duas principais lideranças políticas nacionais.
