
A trajetória do cão comunitário Orelha, que marcou a rotina da Praia Brava, em Florianópolis, será eternizada em um livro. A obra, organizada pela editora Bailer Books, vai reunir relatos, fotos e vídeos enviados por pessoas que conviveram com o animal e acompanharam sua história.
Além de Orelha, o livro também vai trazer memórias de Caramelo e Pretinha, cães que ficaram conhecidos como companheiros inseparáveis e que se tornaram símbolos da região. A previsão de lançamento é para o mês de março.
De acordo com os organizadores, todo o valor arrecadado com a venda da obra será revertido para a ONG Cãotinho do Amor, que atua no resgate e na adoção de animais.
A editora convida moradores, frequentadores da Praia Brava e admiradores do cão a colaborarem com a publicação. Os interessados podem enviar um breve relato acompanhado de imagem ou vídeo até a próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, para o e-mail [email protected], com o assunto “ORELHA”.
A morte de Orelha, ocorrida no início de janeiro após um episódio de agressão, gerou comoção em todo o país. O caso teve repercussão nacional e motivou manifestações em Florianópolis e em outras cidades brasileiras, com pedidos de justiça e punições mais rigorosas para crimes de maus-tratos contra animais.
Desde então, lembranças do cão continuam sendo compartilhadas nas redes sociais, reforçando o carinho da comunidade e o desejo de manter viva a memória de Orelha e de seus companheiros.
