Depois de algumas semanas de negociação, o tatame usado para o judô nas Olimpíadas de Tóquio está em Santa Catarina, totalmente liberado para sua estreia ainda em fevereiro. A compra foi efetivada pela Associação Samurai de Judô, entidade sem fins lucrativos que se mantém de doações da iniciativa privada, Fundo da Infância e Adolescência, além de contar com o apoio da Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz.
A transação comercial envolveu três países. A China, local da Fábrica Thaishan, o Japão e o Brasil. Toda a área foi utilizada nos Jogos Olímpicos, sendo 204 peças de tatames, totalizando uma área de 408 metros quadrados. O idealizador do projeto e presidente da Associação Samurai, Sensei Júlio Cesar Araújo, ressalta o quanto será importante para Santa Catarina ser a nova casa desse tatame histórico. "Judocas de todo país e do continente Sulamericano farão questão de conhecer e realizar treinamentos em nosso dojô. Assim como todas as crianças e adolescentes que serão beneficiados com os projetos sociais que seguiremos desenvolvendo", projeta Araújo.
Além de lutadores com títulos nacionais e internacionais, a Associação Samurai conta com um atleta paradesportivo Campeão Mundial de Judô. A equipe também tem uma atleta surda classificada para a Surdolimpíada Mundial 2022. "O objetivo principal da ação é o desenvolvimento de projetos sociais com a parceria entre Associação Samurai, Secretaria de Educação do Estado, na participação efetiva do secretário Luiz Fernando Vampiro e com a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (SANTUR)", complementa o sensei.
Os tatames olímpicos serão utilizados no Projeto Piloto intitulado Judô Educativo. A meta é introduzir o judô na Rede Estadual de Ensino. A Palhoça deve ser a primeira sede do Judô Educativo. Os preparativos para lançamento do projeto estão em andamento, atletas olímpicos e paralímpicos já confirmaram presença. "Destaco ainda o apoio da Arlete Transportes e Logística, nossos atletas e amigos nessa grande realização", finaliza Araújo.
Colaboração: Assessor Paulo Henrique Amaral Da Silva.