terça, 23 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
27/01/2020 12h30

Criança perdida na praia? Bater palmas pode ajudar na localização da família

Método das palmas já ajudou a localizar milhares de crianças e vem sendo adotado em várias cidades litorâneas
Criança perdida na praia? Bater palmas pode ajudar na localização da família

Dia de sol, família reunida na praia, crianças brincando na areia, os pais descontraídos, quando de repente, a cena feliz pode se transformar em um verdadeiro filme de terror. É cada vez mais constante o registro de crianças que desaparecem nestas situações. Elas saem para brincar e acabam se perdendo dos pais.  


A tubaronense Alessandra Carradori, presenciou uma cena típica de criança perdida neste domingo, 26, em Laguna. Ela estava com sua família à beira-mar, quando viu uma criança pedindo ajuda para procurar seus pais. Neste momento, a simples atitude de um ambulante com auxílio de banhistas ajudou a mãe reencontrar sua filha. “Ele colocou a criança nos ombros e começou a bater palmas. Quem estava perto também começou a fazer o mesmo até que através do som que chamou a atenção, a mãe conseguiu encontrar a filha. Foi rápido e eficaz”, relata Alessandra que tem dois filhos.  


Ela comenta que as praias da região estão cada vez mais lotadas e esse cenário dificulta a localização devido à aglomeração de pessoas e guarda-sóis. “Já sabia desse método e ajudei com as palmas. Isso deveria ser adotado por outras pessoas para facilitar nessas horas que são de desespero para os pais e para a criança”, pontua.



Bata palmas!


É prática comum em outros países, como na Argentina, banhistas baterem palmas ao localizar uma criança perdida na praia, criando um alerta sonoro aos responsáveis. O método, ao que parece, já está conquistando os brasileiros. A técnica já ajudou uma criança perdida a reencontrar sua família na praia de Itaipu, em Niterói, no Rio de Janeiro e também está sendo usada nas praias de Santa Catarina.


Bater palmas é mais aconselhável do que sair procurando pela pessoa perdida, pois isso pode gerar desencontros. A ideia é eficaz por ser um sinal de fácil identificação a longa distância, mesmo quando as pessoas estão em movimento.

PUBLICIDADE
Bombeiros orientam para cuidados nas praias


O Comandante do Corpo de Bombeiros de Imbituba André Correia Araújo, informa que o ato de bater palmas não é uma metodologia promovida pela corporação, mas reconhece que a ação auxilia na hora do encontro da criança. “Esse tipo de método não é institucional. Começou em algumas praias de grandes centros e foi se espalhando pelo Brasil. É algo que funciona”, diz.


Ele reforça que a orientação oficial do Corpo de Bombeiros é em caso de se deparar com uma criança perdida, a mesma deve ser encaminhada ao posto guarda-vidas, que é o local ideal para localizar o menor.


O comandante ressalta que o Corpo de Bombeiros Militar está distribuindo pulseirinhas de identificação para as crianças. Elas estão à disposição nos postos de guarda-vidas das praias. 


“Lembramos que a atenção dos pais deve ser redobrada ao saírem com as crianças nas praias, pois é um ambiente propício para eventuais perigos.A orientação caso alguém encontre uma criança perdida nas praias é leva-la ao guarda-vidas mais próximo. Em caso de emergência, entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193”.

Foto:Vinícius Nadena

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.