Pesquisador pediu desculpas aos seguidores e argumentou que sua intenção era testar o grau de veracidade que as pessoas atribuem aos conteúdos
O cientista francês Étienne Klein, chefe do departamento de pesquisa da Comissão Francesa de Energia Atômica, publicou no Twitter, no dia 31 de julho, uma imagem que ele alegava ser da estrela mais próxima ao Sol, e que teria sido capturada pelas lentes do telescópio James Webb. No entanto, no mesmo dia, o pesquisador revelou que tudo não passou de uma brincadeira e que o registro fotográfico era, na verdade, de um salame tipo chouriço ibérico. As informações são do G1.
A foto da suposta estrela viralizou antes mesmo de Klein desmentir a publicação. O post atingiu a marca de 19 mil curtidas e mais de 5,7 mil compartilhamentos. "Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz de nós. Foi capturada pelo JWST (telescópio James Webb). Este nível de detalhe... Um novo mundo é revelado dia após dia", escreveu na legenda.
Ao ver a repercussão que o post teve, Étienne se retratou nas redes sociais, e explicou o principal motivo que fez com que ele publicasse um conteúdo não verídico: "Diante de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que este tuíte que mostra uma suposta foto da Proxima Centauro foi uma forma de diversão. Vamos aprender a desconfiar tanto dos argumentos de autoridades quanto da eloquência espontânea de certas imagens", disse.
Em entrevista ao portal frânces Le Point, Klein relatou que essa foi a primeira vez que fez uma brincadeira nas redes sociais utilizando sua autoridade científica. Para o pesquisador, isso serviu como um experimento para ver a reação das pessoas e descobrir como é o grau de confiança que atribuem aos conteúdos que consomem nas redes sociais. Além disso, ele acredita que a situação possa servir como uma lição didática.