“Quero abordar a história de uma forma próxima do leitor. Muitos imaginam a história como algo distante, fixo em passado inteligível e indiferente. Entretanto, somos formados por influências que não conseguimos distinguir no nosso dia a dia. Então, proponho uma coluna em que discutirei a história; por vezes regional, nacional ou mundial. Discutir estudos e novidades na área da história que interesse aos leitores e, sobretudo, apresentar tudo de maneira educacional. Como todo professor, o que mais quero é levar conteúdo de uma maneira que cative. E, sobretudo, dialogar antes de escrever”, explica David.
David ainda conta o que mais lhe atrai na História. “Uma das frases comuns na história é que a estudamos para saber porque somos o que somos. Em outras palavras, por que o nosso presente é dessa maneira e não de outra? A historiadora Lilia Schwarcz sempre diz que nosso presente está repleto de passado, então nada mais justo do que recorrer a ele para entender nosso cotidiano e a nós mesmos. Dessa forma, diria que o que mais gosto da minha profissão é perceber similaridades, ligar pontos, tentar compreender ideias e posicionamentos”, destaca.
David também é escritor e já lançou o livro “: A serpente sob a grama: o neonazismo brasileiro e o fenômeno da internet & ensaios sobre história e sociedade”. Quem quiser sugerir temas e tirar dúvidas com o historiador, pode contatá-lo pelo e-mail: david.nunes.2014@outlook.com ou pelo Instagram @sor_nunes